Ordenado mínimo em Suíça em 2023

A Suiça é um dos países do mundo com o ordenado mais atractivo, portanto um País muito procurado para quem procura uma vida melhor, principalmente para os portuguêses.

Qual o salário mínimo na Suíça?

Não existe um ordenado mínimo transversal a todos os cantões suíços. Alguns cantões têm salário mínimo, outros não. Os cantões de Jura, Neuchâtel, Ticino e Genebra são aqueles onde existe um salário mínimo estipulado, que varia entre eles.

Cantão Salário Mínimo / hora Salário Mínimo / mês
Genebra CHF 23 CHF 4153,8
Neuchâtel CHF 20,08 CHF 3626,45
Jura CHF 20 CHF 3612
Ticino CHF 19 CHF 3431,4

Em relação aos cantões que não têm um salário mínimo estipulado por lei podemos dizer que os ordenados mínimos pago pelas empresas não variam muito dos valores acima apresentados. 

Mesmo que não exista um ordenado mínimo estipulado para a maioria dos cantões, para muitas áreas existe um ordenado mínimo estipulado por um contrato colectivo de trabalho (GAV) em toda a Suiça.

Ordenado mínimo na construção civil (obras)?

Segundo o contrato colectivo (LMV) o ordenado mínimo para um trabalhador de categoria c (o mais baixo) para alguns cantões é de 4573CHF mensais/25.95 CHF por hora enquanto para outros cantões o salário pode ser ligeiramente mais alto com 4708CHF mensais/26.75 CHF por hora. Abre aqui o contrato colectivo na área da construção civil completo.

Ordenado mínimo para montadores de andaimes(Gerüstbau)?

Os montadores de andaimes tèm um contrato coletivo diferente da construção civil em geral, e segundo a seco.admin.ch o ordenado mínimo obrigatório previsto na lei está também dividido por níveis, consoante a experiência e aprendizado do trabalhador:

Nível Salário mínimo
C
(ajudante de montador de andaimes)
4355.–
B2
(montador de andaimes)
4495.–
B1
(montador de andaimes)
4850.–
A
(líder de grupo)
5230.– 
Q
(responsável  de obra)
5430.–

O salário mínimo em hotelaria na Suiça?

Segundo o hotelleriesuisse.ch existem 4 níveis que vão do Nível Ia (trabalhador sem aprendizagem) a Nível IV (Funcionário com exame profissional), com os salários minímos correspondentes de CHF 3‘582.00 a CHF 5‘108.00.

Com um promenor, que no caso do trabalhador sem aprendizagem, o valor pode ser reduzido até 8% num período introdutório(até 12 meses) e no caso do trabalhador nunca ter trabalhado em um L-GAV por pelo menos 4 meses (visite a lista aqui).  

O salário mínimo para padeiros, pasteleiros e indústria de confeitaria?

Segundo o contrato de trabalho coletivo para toda a Suíça o ordenado mínimo nesta área vai de 3 477.– (trabalhadores sem experiência ou aprendizado) até 4 920.– (com exame profissional).